Fórum Nacional sobre Lixo Marinho
No dia 24 de outubro de 2014 realizou-se, na Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa, o Fórum Nacional sobre Lixo Marinho organizado pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa no âmbito do projeto MARLISCO.




O Fórum, facilitado pelo jornalista José Vítor Malheiros, reuniu representantes dos setores das pescas e atividades marítimas, indústria, gestão de resíduos, educação, comunidade científica, comunicação social, organizações não-governamentais, governo central, organismos do estado e de decisores políticos locais.
Este evento promoveu uma abordagem inclusiva e o diálogo entre os representantes dos vários setores assim como a geração de novos conhecimentos coletivos emergentes. Um dos resultados deste Fórum, apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e pelo Mare, será uma Lista de Ações Específicas sobre como combater o lixo marinho que será enviada ao Governo e à Comissão Europeia.
Em Portugal foram também realizados dois Fóruns regionais sobre Lixo Marinho, um na Região Autónoma dos Açores e outro na Região Autónoma da Madeira.
Relatório dos Fóruns sobre Lixo Marinho realizados em Portugal
Relatório dos Fóruns sobre Lixo Marinho realizados em Portugal - ANEXOS
Vídeo do Fórum Nacional sobre Lixo Marinho na Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa)
Fóruns Nacionais sobre Lixo Marinho realizam-se em 12 países europeus
O Fórum Nacional sobre Lixo Marinho decorrerá em 12 países europeus durante os anos de 2014 e 2015. Os Fóruns apresentam os factos mais atualizados sobre o lixo marinho e proporcionam um ambiente próprio para os participantes de cada país discutirem acerca do lixo marinho e o seu impacte. Sobretudo, proporcionam uma oportunidade para que todos possam ter uma palavra a dizer sobre como podemos resolver esta questão ambiental, económica e social. Serão discutidas posições científicas, tecnológicas e sociais atuais referentes ao tema e cada evento nacional reunirá os atores relevantes para que se abordem os problemas atuais sobre o lixo marinho.